Imagem capa - Diferença entre Mini Wedding e Elopement Wedding por Gustavo Miranda Fernandes

Diferença entre Mini Wedding e Elopement Wedding

Mini wedding e elopement wedding. São muitas as palavras e expressões que compõem o vocabulário quando trata-se de casamentos. Mas você sabe o que significam?

Com a crescente demanda do mercado durante a pandemia, foram necessárias adaptações que atendessem os mais diversos desejos e peculiaridades de cada casal, gerando novas modalidades para celebrar o amor!


ELOPEMENT WEDDING

Também conhecido como casamento a dois, o elopement wedding é uma cerimônia que, muitas vezes, acontece de forma repentina ou secreta, sem a presença de amigos e familiares ou com um número bem limitado de convidados.

Elopement significa – literalmente – fugir!

Apesar de ainda não ter tantos adeptos no Brasil, esse tipo de cerimônia vem ganhando, gradualmente, algum espaço, tornando-se uma opção bem viável para noivos desapegados, modernos e descolados.

Se engana quem pensa que a única vantagem desse tipo de casamento é a economia.

Pelo contrário, ela carrega consigo todo aquele “q” de romantismo incontrolável que a gente tanto ama!

Além disso, o elopement wedding pode ser realizado tanto no Brasil quantos em outros países.

Os noivos ainda podem optar por casar na presença de um celebrante, juiz de paz ou afins.

Neste caso, nós também indicamos a escolha de um fotógrafo para registrar os momentos mais importantes, afinal, o casamento pode ser a dois, mas as memórias merecem ser guardadas em álbum!

Para quem é indicado? Noivos que desejam uma cerimônia bem intimista e sem convidados.

Quantas pessoas convidar? Pouquíssimas. Considerem levar também um fotógrafo e um celebrante.

Prós: É a opção mais econômica do mercado, ainda que seja realizada em outro país. Evita o stress com a organização de um casamento tradicional – lista de convidados, fornecedores, etc. Pode unir, inclusive, a união com a lua de mel.

Contras: Os noivos não poderão dividir esse momento incrível com seus amigos e familiares. Mesmo que eles decidam comemorar a dois, não vão vivenciar aquela festa animada dos casamentos tradicionais. As memórias serão um pouco mais simbólicas – mas isso não quer dizer que elas não serão especiais.



MINI WEDDING

Queridinho dos casais atuais, o mini wedding é um casamento pequeno, intimista e feito para poucos convidados.

Vale lembrar que o que caracteriza esse estilo não é o número de convidados em si, mas sim o fato dele ser mais privativo, aconchegante e ter muito mais proximidade entre noivos, amigos e familiares.

Nesse estilo os noivos também podem se casar em casa, no jardim, no campo e até mesmo em um restaurante.

Para quem é indicado? Casais que querem desfrutar da companhia de seus amigos e familiares.

Quantas pessoas convidar? No geral, é indicado chamar no máximo 100 convidados, mas aqui também vale uma regra – convidem apenas as pessoas mais próximas, com as quais vocês realmente mantém contato frequentemente.

Prós: Por ter menos convidados, os noivos conseguem investir em personalização, gastronomia e outros elementos especiais que talvez ficassem inviáveis em um casamento tradicional. As pessoas mais importantes e especiais da vida dos noivos estarão juntinhas para celebrar este momento. Os noivos vão conseguir dar atenção a todos os convidados da festa. No geral, um mini wedding acaba sendo sempre agradável e bem aconchegante.

Contras: A maior desvantagem do mini wedding é que algumas pessoas ficarão de fora da lista e nem todo mundo vai entender o porquê. Mas, sinceramente, isso não deve ser, de forma alguma, um impeditivo para os noivos.

Como organizar um mini wedding?

Independente do tamanho do seu casamento, sempre consideramos uma boa pedida contar com a ajuda de uma assessora/cerimonialista, nem que seja para o dia do casamento. A organização de um casamento pequeno, de nada difere de um casamento tradicional, afinal de contas ele terá todos os itens de um casamento maior, diferenciando-se apenas na quantidade de convidados.

O legal do mini casamento, é que, por ser mais compacto, pode ser celebrado em ambientes que alguns casamentos tradicionais não conseguiriam ser realizados, como na casa dos pais, no jardim da casa dos noivos, na casa de campo da família, o restaurante preferido do casal e etc.




E aí, depois de ler essas dicas você está pronta para realizar um elopement wedding? Me conte nos comentários!